Soyez Bienvenu!

Asseyez-vous et parlez librement!

dimanche 4 juillet 2010

Museus


Hoje foi o dia dedicado a visita de museus. Tive a sorte de chegar antes do primeiro domingo do mês, pois nesse dia há museus com entrada gratuita em Paris. Nao perdi a oportunidade e, juntamente com Gutiere - brother q ta me alojando aqui em Paris - corremos para o Louvre. Quando chegamos lá, nos deparamos com uma fila imensa. Já era de se esperar, afinal não seria só a gente que iria aproveitar o 0800 dos museus. Pois bem, fomos para fila e logo fomos avisado por um dos funcionários do museu que a demora na fila era de 2h30m. Nem pensar que ficaria esse tempo, até porque tinhamos planos de ir a outro museu. Entao perguntamos ao funcionario se haveria outra entrada, o q logo ele indicou. Grande dica a todos: evitem a entrada pela piramide é muito cheia. Todo mundo quer entrar pela piramide! Busquem outra entrada. Nós entramos pela Porte de Lyon e nao havia uma fila sequer.

Bom, após entrar no Louvre, me deparo com variadas obras artesanais, quadros, esculturas...desde coisas de civilizaçoes de povos da oceania, america, até coisa do antigo egito. Sem falar nos quadros da epoca da revoluçao francesa, do absolutismo frances, do renascimento...e essa ultima guarda a "peste" do Louvre. Soube por Gutiere que alguns criticos consideram o quadro da Monalisa como a "peste" do Louvre, pois muita gnt que vai ao museu só quer ver esse quadro, nada mais que ele! Esquecem todo o imenso acervo que o Louvre tem e ficam enjoando os guias para chegarem logo à Joconda ou Gioconda ou Monalisa...Claro que fui ver Monalisa, afinal vir a Paris, ir ao Louvre e nao ver a Monalisa, é como ver a derrota de 4x0 da Argentina para Alemanha e nao sorri de felicidade, depois da tristeza de um dia atrás...Chegando a sala do dito quadro de Da Vinci, encontro uma multidão ao redor do quadro, tirando fotos, fazendo filmagens, etc, etc...

E a multidão é uma coisa que vai se encontrar no Louvre, ou melhor, nessa época em Paris. Tá ai uma coisa que ando vendo muito por aqui: Gente de tudo que é parte do mundo. Em Paris se fala francês, alemão, espanhol, inglês, chines, arabe...e se brincar moldavio antigo hehehe..

Depois do passeio pelo Louvre, resolvemos procurar um lugar para comer. Como estavamos perto da Opera Garnier, lembrei de uma lanchonete indicada no blog Conexão Paris, que tinha sanduiche a partir de 1 euro. Fui até lá, achei a lanchonete chamada Goutu, mas infelizmente estava fechada.

Resolvemos ir para o Museu do Quai Branly, que fica perto da Torre Eiffel, onde aproveitei para tirar algumas fotos hehe. Um otimo museu, com obras artesanais de várias civilizações de continentes como Africa, America (Norte, Central e Sul), Oceania e Asia. Senti falta de coisas da Europa, principalmente da cultura Nordica. Museu bem equipado, com salas com videos e boa disposiçao dos funcionarios para informaçoes. Vale a pena ir.


Até amanhã!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire